O que é WMS? Quais são os seus benefícios?

Tempo de leitura: 5 minutos

Até bem pouco tempo atrás, era normal que as pessoas fizessem compras pela internet e levassem dias ou até semanas para recebê-las. Certamente, essa era uma das desvantagens que os e-commerces tinham perante as lojas físicas. Por isso mesmo, os empreendedores digitais buscaram novos caminhos para mudar tal realidade.

Uma das maneiras encontradas de fazer isso foi implementando o uso de tecnologia para aprimorar os processos e tornar cada passo mais eficiente. Por meio de uma ferramenta de WMS, por exemplo, os procedimentos logísticos foram otimizados e os resultados são cada vez melhores.

Mas o que é WMS, de fato? Para compreender melhor como ele funciona e quais são seus benefícios, continue lendo este post!

O que é WMS?

WMS é a sigla em inglês para Warehouse Management System — em uma tradução livre para o português, isso pode ser compreendido como “Sistema de Gerenciamento de Armazém”.

Trata-se, basicamente, de um software que pode ser essencial para os processos logísticos e a cadeia de suprimentos de qualquer empresa que lide com vendas, pois otimiza o espaço utilizado no armazém e facilita a gestão do estoque.

Como o WMS funciona?

O programa passa dados de tempo real, informando os funcionários e gestores sobre o status do uso de prateleiras. Isso é feito com a contribuição de códigos de barras, dispositivos móveis e redes locais que monitoram com eficiência o fluxo dos produtos. Após coletar os dados, o WMS faz uma sincronização por meio de sua base de dados centralizada e fornece relatórios úteis sobre o status de cada mercadoria estocada.

Essa é ótima uma forma de produzir inventários automaticamente, processar pedidos e lidar melhor com devoluções. Com esse software, a gerência e suas equipes podem criar soluções logísticas mais competentes. Consequentemente, é possível conquistar uma tremenda vantagem competitiva na gestão de frete. Pode-se ainda agendar recebimentos, demonstrar em quais horários e locais uma operação deve ser executada, e calcular quais são os recursos necessários.

Na etapa de armazenagem, o WMS ajuda também a orientar a operação, indicando quais são os espaços disponíveis nas prateleiras do depósito. Quando for efetivada uma venda, ele ainda mostra em qual local o item deve ser retirado e faz uma conferência do endereço de entrega por meio do código de barras. E, na entrega de cada pedido, o software envia uma mensagem ou um e-mail informando que o item chegou ao seu destino.

Quais são os benefícios do WMS?

Depois de entender o que é WMS e como ele funciona, você já pode supor que um de seus maiores benefícios é que o software aumenta consideravelmente a confiabilidade dos processos. Isto porque uma logística integrada evita prejuízos e diminui a necessidade de retrabalhos.

O WMS também reduz o tempo de movimentação dos produtos no armazém. Ele ordena as tarefas, ajuda na tomada de decisões e evita a perda de materiais. Com isso, o WMS contribui para a redução dos custos operacionais.

Além disso, o sistema diminui o tempo de entrega e troca, pois suas soluções de localização e expedição de mercadorias facilitam muito esses procedimentos, otimizando o tempo hábil de frete. O estoque também fica muito mais organizado e melhor utilizado, pois, com o controle mais eficaz de entradas e saídas, dificilmente existirão espaços desperdiçados ou áreas mortas.

Por fim, com a melhoria da produtividade e a maior rapidez nas entregas e nas trocas, os serviços atingem um nível consideravelmente superior. Dessa maneira, as reclamações por parte dos clientes diminuem cada vez mais, as taxas de conversão aumentam, e tudo isso vai trazendo mais credibilidade para a marca, melhorando a imagem empresa no mercado!

WMS e ERP são a mesma coisa?

Assim como o WMS, um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) também é uma solução tecnológica que auxilia na gestão do e-commerce. Um ERP serve para centralizar dados e processos da loja virtual, reunindo cadastros, pedidos de venda, notas fiscais e registros financeiros em um único lugar. Ele ajuda na análise de rentabilidade do e-commerce e oferece insights para a tomada de decisões.

A confusão existe porque o ERP também lida com informações de estoque, como depósitos utilizados e registro de entradas e saídas de estoque. Logo, a impressão é de que um ERP “invade” o espaço do WMS. Mas não se engane: WMS e ERP não são a mesma coisa!

A verdade é que há espaço para ambos. Um WMS é um software especializado, cujo foco é otimizar a operação logística. O escopo de um ERP é diferente, pois abrange diversas áreas do negócio, como vendas e faturamento.

Anúncio:

Um bom ERP pode estar integrado ao seu WMS, sendo alimentado por ele e atualizando informações quando necessário. É o caso do ERP Eccosys, que possui integração com o WMS Store Automação.

Ao utilizar um ERP integrado a um WMS, você mantém o controle das vendas, produtos e fornecedores, enquanto otimiza o armazenamento de mercadorias e expedição de pedidos. Você também consegue analisar as movimentações recentes para prever compras e garantir a cobertura de estoque. Para lojas virtuais com volume considerável de vendas, este seria o melhor dos dois mundos!

Estoque sem WMS: e agora?

Otimizar a operação logística é um dos grandes desafios no mundo do e-commerce. Enquanto alguns gestores encaram essa tarefa como prioridade, outros optam por transferir a responsabilidade para operadores especializados.

A terceirização de estoque pode eliminar algumas dores de cabeça, uma vez que permite se dedicar integralmente a outras áreas do negócio. Ainda assim, o tema é polêmico, e pode gerar várias dúvidas antes de apresentar alguma solução.

Para saber mais sobre os prós e contras da terceirização e avaliar a melhor alternativa para o seu e-commerce, leia este post de nosso blog. Você ainda pode baixar nosso e-book exclusivo sobre o assunto, que inclui dicas práticas para manter o estoque em ordem sem perder a cabeça!

 

E então, gostou de entender o que é WMS e quais são os seus benefícios? Deixe seu comentário e conte para a gente o que achou desse software!

Sobre o ERP Eccosys

O ERP Eccosys é uma solução na nuvem, integrada às principais plataformas de e-commerce do mercado. Nosso ERP para loja virtual é destinado a e-commerces que busquem um alto volume de vendas, com time enxuto e operação otimizada. Descubra mais no site: www.eccosys.com.br.

6 comentários sobre “O que é WMS? Quais são os seus benefícios?”

  1. Pingback: O que os clientes buscam? SEO x intenção do usuário

  2. Pingback: Os Benefícios de um TMS: Confira 5 deles! - Everlog

Deixe uma resposta