Como reduzir o custo operacional do e-commerce com um ERP (Parte 1)

custo operacional do e-commerce
Tempo de leitura: 4 minutos

Quanto maior o número de processos dentro de uma empresa, maior é a chance de ocorrer desperdícios e erros. Isto acontece porque a relação entre os processos fica cada vez mais complexa e difícil de controlar para o gestor. Como resolver esse problema, evitar os gastos desnecessários e aumentar a eficiência do negócio?

Entenda no post a seguir como um sistema de entreprise resource planning (ERP) promove a integração dos processos de trabalho da empresa e reduz o custo operacional do e-commerce.

Melhor gestão de estoque

Um sistema ERP torna a gestão de estoque da empresa muito mais eficiente e segura. Um dos motivos é a integração com outros processos. Quando é criado um pedido de compra, por exemplo, imediatamente o sistema gera um order picking para o estoque, que realiza a separação do pedido. O sistema também vai notificar o setor de Compras e o de Marketing.

Com isso, além de evitar a perda de dinheiro por falta de produtos em estoque ou pelo perecimento de algum insumo. A empresa também pode operar com o estoque próximo a zero. Também é possível, com os dados obtidos pelo Marketing, fazer um planejamento de compras eficiente, de acordo com a sazonalidade do negócio.

Aumento da eficiência organizacional

A integração dos processos que o ERP promove gera um aumento geral da eficiência organizacional por dois motivos básicos. O primeiro é que ele reduz consideravelmente o retrabalho. Quando um dado é inserido no sistema, ele gera a ordem para todos os processos de trabalho que estão integrados. Assim, o ERP evita que determinadas ações sejam realizadas mais de uma vez.

Quando, por exemplo, um pedido de compras entra pelo site, o software já pode gerar o pedido para o estoque, fornecer dados para o setor de Marketing e Compras, além de já gerar a nota fiscal eletrônica em XML. Uma série de processos de trabalho que consumiriam tempo, dinheiro e recursos humanos é feito apenas uma vez.

A segunda razão, decorrente da primeira, é que a integração dos processos reduz a incidência de erros. Quando existe uma grande cadeia de processos não-automatizados, a chance de alguma informação ser registrada ou interpretada de forma equivocada durante o percurso é muito grande. Isso aumenta o tempo de trabalho e o custo operacional do e-commerce, gerando desperdícios de recursos.

Relatórios mais rápidos e confiáveis: do dia a dia ao planejamento

Outra razão que leva um ERP a reduzir custos operacionais é a geração mais simples e eficiente de relatórios. Como todos os dados estão inseridos no software, é rápido gerar informações sobre a empresa. Não é necessário reunir os dados de cada uma das áreas, que normalmente estão consolidados em softwares e formatos diferentes.

Com informação gerada praticamente em tempo real e com mais confiabilidade, o gestor pode cortar custos com o ajuste dos processos de produção, logística e compras, entre outros. A velocidade que a informação é fornecida, permite decisões tempestivas e embasadas. Sua confiabilidade e caráter holístico, por outro lado, possibilita um planejamento mais eficiente.

Como vimos, existem três razões principais pelas quais a implementação de um sistema ERP reduz o custo operacional do e-commerce. A primeira delas é uma gestão mais eficiente do estoque, que pode operar próximo de zero em alguns casos. Em segundo lugar, vem o aumento da eficiência organizacional, promovida principalmente pela eliminação de retrabalho que a integração dos processos promove. Por último, a geração de relatórios tempestivos e mais confiáveis permite enxergar os processos e torná-los mais eficientes. Em decorrência disso, os custos são reduzidos.

Portanto, a chave para perceber os benefícios do ERP é entender a potencialidade que a integração dos processos traz para sua empresa.

Gostou do post de hoje? Então, deixe seu comentário abaixo com possíveis dúvidas ou sugestões de como otimizar o custo operacional do e-commerce através da implementação de um ERP nos negócios.

Para ler a segunda parte da série, clique aqui!

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Descubra mais no site: www.eccosys.com.br.

Omar Ajoue

Investidor e consultor da Eccosys

5 Comments on “Como reduzir o custo operacional do e-commerce com um ERP (Parte 1)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *