fbpx
Gestão

Como reduzir o custo operacional do e-commerce com um ERP (Parte 1)

custo operacional do e-commerce
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que, quanto maior o número de processos dentro de uma empresa, maior também é a chance para erros e desperdícios? Isto acontece porque a relação entre eles fica cada vez mais complexa, o que, para o gestor, pode ser difícil de controlar. Então, como resolver esse problema, evitando gastos desnecessários e aumentando a eficiência do negócio? Essas são algumas das perguntas que norteiam este artigo, que tem como objetivo mostrar alternativas para reduzir o custo operacional do e-commerce.

Saiba mais sobre como opera um sistema de enterprise resource planning (ERP) e entenda como escolher o melhor para o seu negócio!

Gestão de estoque e a relação com o custo operacional do e-commerce

Um sistema ERP torna a gestão de estoque da empresa muito mais eficiente e segura. Um dos motivos é a integração com outros processos. Por exemplo, quando um pedido de compra é criado, imediatamente o sistema gera um order picking para o estoque – a fim de que realizem a separação do pedido. Isto significa que o sistema também pode notificar o setor de Compras e o de Marketing.

Ainda, além de evitar a perda de dinheiro por falta de produtos em estoque ou perecimento de insumos, a empresa também pode operar com o estoque próximo a zero. Com os dados obtidos por meio do departamento de Marketing, é possível fazer um planejamento de compras eficiente, de acordo com a sazonalidade do negócio. Facilidades que não acabam mais, né?!

Aumento da eficiência organizacional

A integração dos processos que o ERP promove gera um aumento geral da eficiência organizacional por dois motivos básicos, veja:

1 – Um sistema de ERP reduz consideravelmente o retrabalho.
Ou seja, quando um dado é inserido no sistema, ele gera a ordem para todos os processos de trabalho que estão integrados. Exemplificando, quando um pedido de compras entra pelo site, o software já pode gerar o pedido para o estoque; fornecer dados para o setor de Marketing e Compras, além de gerar a nota fiscal eletrônica em XML. Portanto, como você pode perceber, uma série de processos de trabalho que consumiriam tempo, dinheiro e recursos humanos é feita de uma vez só.

2 – Decorrente da primeira, a integração dos processos reduz a incidência de erros.
Isso porque, quando existe uma cadeia de processos não-automatizados, a chance de alguma informação ser registrada ou interpretada de forma equivocada durante o percurso é muito grande. Como resultado, pode se ter aumento no tempo de trabalho e no custo operacional do seu e-commerce, gerando desperdícios de recursos.

Relatórios mais rápidos e confiáveis: do dia a dia ao planejamento

Outra razão que leva um ERP a reduzir custos operacionais é a geração mais simples e eficiente de relatórios. Como todos os dados estão inseridos no software, é simples gerar informações sobre a empresa. Desta forma, não é necessário que você reúna os dados de cada uma das áreas, que normalmente estão dispersas em softwares e formatos diferentes.

Com informação gerada praticamente em tempo real, e com mais confiabilidade, o gestor pode cortar custos com o ajuste dos processos de produção, logística e compras, entre outros. A velocidade que a informação é fornecida permite decisões embasadas. Sua confiabilidade, por outro lado, possibilita um planejamento mais eficiente.

Como vimos, existem três razões principais pelas quais a implementação de um sistema ERP reduz o custo operacional do e-commerce. A primeira delas é uma gestão mais eficiente do estoque, que pode operar próximo de zero em alguns casos. Em segundo lugar, o aumento da eficiência organizacional, promovida principalmente pela eliminação de retrabalho promovida. Por último, a geração de relatórios mais confiáveis – que torna o processo mais eficiente. Em decorrência disso, os custos são reduzidos.

Agora ficou mais fácil perceber como a integração de processos de um ERP diminui o custo operacional do e-commerce, né?! A chave para isso é entender os benefícios do sistema e a potencialidade que a integração traz para sua empresa.

Para ler a segunda parte da série, clique aqui!

Gostou do post de hoje? Então, deixe seu comentário abaixo com possíveis dúvidas ou sugestões de como otimizar o custo operacional do e-commerce através da implementação de um ERP nos negócios.

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.
3 Comentários
  1. Lucio 5 anos atrás
    Responder

    Interessante o post, o assunto me deu inspiração para um projeto que estamos desenvolvendo. Gostei!

  2. Leandro Batista 4 anos atrás
    Responder

    Muito bom!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

Recomendações