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Gestão

Como começar uma loja virtual? 6 dicas para iniciantes

Como começar uma loja virtual?
Tempo de leitura: 4 minutos

O planejamento é um ponto fundamental para quem pretende começar uma loja virtual.

Que tipo de tecnologia usar na gestão do e-commerce? Quanto e onde investir? Quais cuidados tomar? Tudo isso deve ser pensado antes, pois o sucesso do seu negócio depende da criação de estratégias.

Dentre tantas decisões importantes, a tecnologia é, sem dúvida, um ponto fundamental. Afinal, ela será a peça-chave para garantir a competitividade e eficiência de sua operação.

Mas se você não sabe bem por onde começar, ou deseja aprender o que é necessário, veio ao lugar certo! Reunimos algumas dicas de especialistas em e-commerce para dar os passos certos! Confira!

1. Invista na tecnologia

Para começar uma loja virtual, é preciso contar com suporte tecnológico. Com o uso de uma plataforma avançada, por exemplo, você vai conseguir realizar operações rápidas e manter os diferentes setores do e-commerce integrados (venda, estoque, separação, faturamento, expedição). Além disso, um sistema robusto oferece a segurança necessária para o seu cliente. Toda essa infraestrutura precisa funcionar perfeitamente para que você tenha sucesso.

Um bom sistema ERP (Enterprise Resource Planning) aumenta a eficiência nessas operações. Isso porque é por meio dele que seu e-commerce consegue agilidade. O princípio do ERP é integrar todos os dados e processos da sua e-commerce e um único sistema. Por isso, esse tipo de sistema é essencial para a gestão do e-commerce. Quando os processos da sua empresa são integrados, a gestão se torna mais eficiente.

Em outras palavras, o ERP permite:

  • Realizar e centralizar vendas de diferentes canais, como os marketplaces;
  • Localizar e separar os itens em estoque, para dar andamento no processo de expedição sem falhas na comunicação;
  • Emitir e autorizar notas fiscais, imprimindo o DANFE para acompanhar as mercadorias;
  • Imprimir etiquetas de transporte, listas de postagem (PLP) e/ou ordens de coleta.

Além disso, os relatórios consolidam as informações mais importantes, ajudando na tomada de decisões.

2. Economize com um ERP na nuvem

Um software ERP é praticamente um requisito para o sucesso das lojas virtuais. O que ainda ajuda a agregar valor nisso é ter um sistema na nuvem, que nada mais é que acessar a plataforma de gestão a partir da internet.

O ERP na nuvem ajuda você a economizar com infraestrutura tecnológica, porque assim você não precisa comprar servidores nem se preocupar com espaço de armazenamento das informações, e diminui os gastos com pessoal de TI para a instalação e manutenção.

Além disso, é possível acessar seus dados de qualquer lugar do mundo. O backup das informações é automático e, se você precisar manter uma base de dados no seu próprio computador, pode fazer download dos dados mais importantes.

3. Garanta a segurança dos seus clientes

Ter certificados de segurança em seu e-commerce tranquiliza os usuários, pois atesta a confiabilidade da sua loja. A internet ainda é um território visto com ressalva, por isso, as pessoas procuram por garantias antes de informar dados como CPF e número do cartão de crédito.

Ter uma garantia de privacidade nos setores de cadastro de clientes e pagamento é chave para não afugentar os consumidores e estar em conformidade com a lei.

4. Personalize o atendimento

Embora o e-commerce seja, essencialmente, eletrônico, isto não significa que o seu atendimento deve ser impessoal. Na verdade, o toque mais próximo pode ser decisivo para conquistar os clientes e gerar mais vendas.

Para tornar seu e-commerce amigável, você precisa garantir atendimento personalizado, qualidade do produto, design atraente no site e entrega rápida. Isso é alcançado quando sua infraestrutura é ágil e existe uma boa gestão. Portanto, aposte na tecnologia para alcançar essas características.

5. Otimize a logística

O prazo de entrega do pedido é um fator que pesa na imagem do seu e-commerce. Mais do que isso, ele um dos pontos que geram mais reclamações de clientes. Por outro lado, quando tudo dá certo, sua loja é bem vista e isso se reverte em bons resultados.

Assim, certifique-se de que o seu ERP esteja integrado às principais empresas de transporte. Dessa forma, a comunicação entre sua loja e a transportadora ficará bem alinhada, com menos chance de erros.

6. Aprenda com os concorrentes

Uma pesquisa de benchmarking é fundamental para entender como as outras empresas do mercado se comportam e o que oferecem. Essa análise deve ser feita tanto na área de atendimento, design do site, sistema de pagamento, como também na parte administrativa. Se possível, identifique o ERP e plataforma de e-commerce usados pelos concorrentes.

Com as dicas acima, você estará mais preparado para planejar seu negócio e começar uma loja virtual.

Como vimos, o uso de um sistema de gestão representa boa parte do sucesso no e-commerce. E para conhecer um ERP para lojas virtuais que pode facilitar essa jornada, acesse o site do ERP Eccosys.

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.

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