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7 erros na página de produtos que você não pode cometer

erros na página de produtos
Tempo de leitura: 4 minutos

Uma conquista de poucos instantes. Pesquisas revelam que o tempo que um site tem para “capturar” um internauta é de apenas três segundos. Então, o que você tem realizado para fazer com que seu consumidor permaneça em sua loja virtual? Se ela não o cativa, há grandes chances de o usuário fechar sua página sem nenhum constrangimento. Assim como em uma loja física, o cliente quer ter uma boa experiência. Desde a entrada até a finalização de pedido, erros na página de produtos podem levar à desistência.

Uma dos locais onde os visitantes passam a maior parte do tempo é na página de produtos. Eles querem conhecer melhor o que comprarão, saber se suas necessidades serão supridas e avaliar preço e condições de pagamento, dentre outros aspectos. Essa página requer cuidados especiais. Mas nem todo e-commerce está preparado para receber bem um cliente. Por isso, selecionamos os 7 erros mais comuns nas lojas virtuais que devem ser evitados.

Fazer descrições extremamente técnicas

Uma característica marcante de quem compra pela internet é pesquisar bem sobre o que vai adquirir. Pesquisa do Zoom aponta que 89% dos consumidores fazem isso. Logo, o espaço de descrição do produto deve ser simples, porém completo. Não basta inserir informações técnicas do fabricante. É preciso apresentar essas informações de forma que o consumidor compreenda com clareza, em linguagem simples, sem deixar margem para dúvida.

Não deixar o cliente se expressar

Assim como o consumidor pesquisa sobre o que comprará, ele também quer saber a opinião de quem já usou aquele produto ou serviço que pretende adquirir. Por isso, se você acha que é melhor deixar o espaço de comentários desativado para não gerar reclamações descabidas, está enganado. Deixe seu cliente se expressar. E se vierem comentários negativos, esteja pronto para responder com informações claras e verdadeiras. Por isso mesmo é importante ter um SAC atento e eficiente integrado ao seu ERP. (inserir link do post sobre integração)

Não se importar com os buscadores

Lembra-se dos 89% dos consumidores que estão na internet procurando suprir suas necessidades? Essa é uma ótima informação estratégica. Mas como ser encontrado por esse consumidor? Um dos erros erros na página de produtos mais comuns no e-commerce é não dar a atenção devida às URLs dos produtos. Técnicas de SEO são mais que necessárias para tornar o conteúdo escaneável pelos sites de busca e as URLs devem conter palavras-chave que definam seu produto.

Imagens de má qualidade

Como o consumidor não pode tocar no produto, como faria em uma loja física, ele quer vê-lo, enxergá-lo bem, de todos os ângulos possíveis. Por isso, cadastrar boas fotos, que mostrem os produtos de vários ângulos e com boa resolução, é imprescindível. Importante também apresentar vídeos que mostrem como o produto pode ser utilizado.

Confundir clientes

É tentador ver um design fantástico ou um botão “comprar” estiloso no e-commerce do “vizinho” e querer replicar em seu site. Mas cuidado. Uma coisa é se inspirar em boas ideias, outra bem diferente é simplesmente copiá-las. Seja inovador, não deixe seu cliente confundir seu negócio com outro, conquiste-o pela originalidade.

Poucas opções de pagamento

Foi-se o tempo em que Visa e Mastercard reinavam absolutas. Várias outras bandeiras e até novas moedas (como o Bitcoin) surgiram e estão ganhado espaço no mercado. Resta o desafio de disponibilizar o canal ideal para que seu cliente faça o pagamento, além de oferecer boas opções de parcelamento.

Burocracia na hora de finalizar a compra

Seu cliente leu a descrição do produto, viu comentários de outros compradores, avaliou bem as fotos e vídeos demonstrativos e, enfim, clicou no botão “comprar”. Tudo certo, ok? Nem sempre.

Muitas lojas deixam de ganhar dinheiro por que os clientes desistem da compra na hora de finalizar o pedido. Campos de cadastro inacabáveis, solicitando informações excessivas e em várias etapas impedem que o e-consumidor conclua o pedido e saia da sua loja virtual para nunca mais voltar. O ideal é ter apenas uma página onde ele possa fornecer todas as informações necessárias e finalizar o pedido.

Conseguir controlar todas essas variáveis não é algo tão simples, não é? Se você pretende investir ou dar uma guinada em sua loja virtual, tenha em mente que a integração dos serviços em um só ambiente ajuda, e muito, em um gerenciamento eficiente.

Cometeu algum destes erros na página de produtos? Precisa de alguma ajuda para melhorar a sua loja virtual? Conta pra gente nos comentários!

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