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Marketing

Qual o nicho de produto ideal para seu e-commerce?

Cadê o nicho de e-commerce do meu produto?
Tempo de leitura: 14 minutos

O marketing do e-commerce é uma arena de briga pesada, e se você for tentar brigar contra os gigantes, dificilmente vai ter sucesso. Para conseguir emplacar uma boa operação de e-commerce, você precisa escolher um bom nicho de produto para atacar!

Sabe a lenda do calcanhar de Aquiles? Você tem que atacar no ponto fraco pra conseguir sucesso. Este é o jeito pra pensar quando você quer trabalhar com e-commerces.

Nessa briga toda, a palavra mais sexy do momento é “nicho”. Conseguir encontrá-lo e persegui-lo é o desafio máximo dos marketeiros digitais atualmente.

Este post é parte de uma série que tem por objetivo descobrir se o seu projeto de loja virtual tem boas chances de sucesso.

Confira o primeiro post da série: Como achar o público-alvo ideal para o seu e-commerce?

Como achar o nicho de produto para minha loja virtual?

Agora é hora de explorar ferramentas que te ajudem a encontrar o seu nicho de produto e te permitam ver informações relacionadas.

Repararam ali em cima que eu falei que a palavra nicho é o novo “sexy” do momento? Por que eu disse isso? Não é só achismo.

Este post irá explorar alguns pontos relevantes para lhe ajudar a encontrar seu nicho de produto. Iremos explorar algumas ferramentas:

  • Google Trends
  • Planejador de palavras chave do Google Adwords
  • Análise de concorrência
  • Alexa
  • Redes sociais

Como usar o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta criada pra analisar as tendências do mundo e o comportamento das pessoas. Isso claramente se reflete nos costumes, comportamentos e consumo.

E se afeta o consumo, é claro que interessa ao e-commerce, né?

O Google Trends não é uma ferramenta de medição de palavras chave, e sim uma métrica de tendência. Então, não faz sentido buscar por “erp para e-commerce” por exemplo, que é o que o Eccosys faz. Mas faz sentido buscar por ERP ou e-commerce separadamente.

A razão de ter dito que nicho é o novo sexy está aqui:

Nicho de produto - Tendência de buscas pela palavra nicho
Tendência da palavra “nicho” nos últimos 5 anos

Como dá pra perceber na imagem acima, o Google Trends mostra um crescente interesse na palavra nicho nos últimos 5 anos. Dá também pra comparar com outros termos similares (que o próprio Google Trends sugere), conforme imagem abaixo:

Nicho de produto - Comparação de tendências de busca
Comparando nicho, público alvo e segmento de produto

Estas imagens acima servem pra ilustrar um pouco do poder do Google Trends, mas é claro que dá pra ir muito além. Como?

Exemplo de uso do Google Trends: Alimentação

Vamos para um exemplo um pouco mais prático. Se eu estiver querendo trabalhar com alimentação, vale a pena pesquisar o comportamento do mercado. Utilizei como exemplo a comparação de 3 termos: comida vegetariana, comida vegana e comida saudável. Dá uma olhada no resultado, quando vejo os termos ao redor do globo:

Comparação de buscas pelo nicho de produto comida vegana, vegetariana e saudável
O gráfico mostra a tendência do mercado entre comida vegana, vegetariana e saudável

As linhas do gráfico, por cores, indicam o comportamento. Dá pra ver um crescente interesse em comida vegana nos últimos 5 anos, e é um nicho em ascensão. Em contrapartida, a comida vegetariana apresenta um leve declínio ao longo do último ano, quando a alimentação vegana teve seus maiores índices de interesse.

Em contrapartida, o segmento de alimentação saudável apresentou firme crescente mas de crescimento tímido. Nos últimos 5 anos, quando partiram praticamente do mesmo patamar, a alimentação vegana teve aumento de 5x no volume de buscas enquanto a alimentação saudável aumentou em apenas 3x.

Esta medida serve para ilustrar o comportamento do mercado e até ter um termômetro de como andam os costumes da sociedade.

Trocando a segmentação para apenas Brasil, percebemos que os três termos apresentam boa ascensão mas o comportamento ainda é bem diferente se analisarmos sob uma perspectiva global.

Exemplo de uso do Google Trends: Plus Size

Outro exemplo que vou comentar, bastante diferente do anterior, é sobre roupas plus size, outro nicho de produto que também tem aparecido cada vez com mais frequência:

Linha de tendência da palavra Plus Size nos últimos 5 anos, apenas no Brasil

Podemos ver que é um público que tem crescido, uma vez que o público plus-size tem buscado empoderamento e bem-estar em diversos ramos, inclusive na moda. Outra parte extremamente importante do Google Trends é a sugestão de tendências e termos similares. Vamos a eles =)

O Google Trends mostra tópicos e consultas similares à realizada. Isso lhe permite entender, além do comportamento, as ramificações que o tema gera.

Acaba ficando bem claro que o público plus size busca por vestidos, já que é um tipo de roupa bastante confortável, e que geralmente cai bem no corpo de quem tá com alguns quilinhos a mais!

De novo, indo mais fundo no assunto, podemos comparar algumas partes da indumentária plus size e entender o comportamento deste público:

O gráfico acima comparou algumas peças da indumentária plus size: lingerie, vestidos, calças e blusas. Fica bastante evidente que o público plus size busca muito mais por vestidos do que qualquer outra peça de vestimenta. Nota-se também uma ligeira crescente na busca por calças, enquanto que blusas e lingerie tem representação ainda tímida neste segmento.

Leitura dos dados do gráfico

A conclusão que podemos ter deste gráfico é que vale muito mais a pena investir no nicho de produto vestidos plus size do que lingerie ou blusas, por exemplo.

De forma alguma isso significa que não há potencial ou público para estes produtos. O gráfico acima indica apenas tendência, mas talvez já haja algum grande campeão vendendo vestidos e ninguém vendendo calças ou blusas. Vale a pena continuar a pesquisa e ver onde se especializar e como dominar este público!

Como pudemos ver até agora, o Google Trends é uma ferramenta poderosíssima para análise de comportamentos, que leva em consideração redes sociais, busca e outros fatores.

Entrando mais a fundo no seu nicho de produto, se você já fez a montagem das suas personas (explicamos mais sobre isso no post anterior), você deve ser capaz de entender como a sua persona se relaciona e consome o produto que você está criando.

Agora chegou a hora de avaliar o volume de buscas e a demanda do produto no mercado! Pra isso, vamos usar o planejador de palavras-chave do Google Adwords.

O que é o planejador de palavras-chave do Google Adwords?

O Google Adwords é a ferramenta de gestão de anúncios do Google, a qual permite publicar e gerenciar anúncios facilmente no gigante das pesquisas.

Dentro dela estão várias outras ferramentas embutidas que servem de apoio para o dia-a-dia do marketing digital!

A ferramenta que vamos mostrar é o Planejador de palavras-chave!

Na versão atual do Google Adwords, ele fica aqui:

Essa ferramenta permite que você faça simulações do volume de buscas de cada termo por mês. Sem mais delongas, vamos aos exemplos!

Exemplo de uso do planejador de palavras-chave: plus size

Usei os mesmos termos que falamos anteriormente sobre plus size para ter uma ideia do volume de busca desde o início de 2017. A ferramenta lhe permite explorar um histórico mais longo de pesquisas se você quiser.

Exemplo de uso do planejador de palavras-chave de artigos plus size.

O resultado já lhe permite ter uma ideia do volume de buscas mensais de cada termo.

Você pode adicionar mais palavras-chave à comparação para entender outras variações, mas em nome da simplicidade, vamos manter apenas estes para facilitar a análise.

Como já era de se esperar, o termo plus size sozinho é o mais representativo, sendo seguido pelos vestidos plus size, confirmando o que o Google Trends havia nos dado como tendência.

A informação de concorrência é uma métrica do Google sobre o quanto este mercado é concorrido frente à base de clientes em potencial. Uma alta concorrência acaba fazendo com que o lance sugerido e, consequentemente, o CPC, sejam mais altos.

Quanto maior a concorrência, mais caro vai ser o leilão praticado pelo Google Adwords.

Vale lembrar que esta ferramenta é exclusiva para buscas no Google e sua rede de display (sites afiliados).

Além do volume de buscas, a ferramenta lhe dá também termos similares para você pensar em expandir

Para outras mídias, como Facebook e Instagram, há outras ferramentas para analisar.

Considerações sobre a pesquisa

Não há regra quanto à taxa de conversão a cliques, o tal do CTR, mas vale pensar em uma taxa de 1% como sendo algo positivo / bom. Sempre vai depender do seu produto, concorrência e outros fatores, mas serve como valor para uma “conta de padeiro”. Lembrando que esse CTR é de pessoas que acessarão seu site a partir do Google, você ainda tem que levar em consideração a taxa de conversão dentro da loja.

Assim sendo, se considerarmos 1% de CTR do Adwords + 3% de CTR dentro do site, anunciando em todas as palavras descritas acima, teríamos o seguinte funil:

83.600 impressões de anúncio

1% de conversão ao site => 836 visitas ao site

3% de conversão em vendas => 25 vendas / mês

Certamente vai ser impossível sobreviver de um e-commerce que faça 25 vendas por mês!

Todos os percentuais aqui são simplórios, e são apenas para esboçar possíveis cenários. É evidente que melhorar qualquer etapa do seu funil faz com que todo o processo se torne muito mais rentável e atraente.

Vale também alertar que o Adwords não será sua única fonte de vendas, mas é uma importante fonte!

Análise da concorrência

Depois de ter feito a lição de casa acima com a simulação e montagem de palavras-chave que você quer emplacar, é hora de avaliar a sua concorrência.

Sabemos que todos querem estar no Google, então esta é a arena onde você vai querer brigar também!

Assim sendo, pesquise pelas palavras-chave do seu interesse no Google, preferencialmente em uma janela anônima, e veja os primeiros 5 resultados.

É possível ir além dos primeiros 5 resultados, mas sabemos que a maioria do público não vai muito mais longe do que isso. Atenha-se às primeiras 5 posições.

Avalie cuidadosamente a concorrência e como eles se posicionam. Eles estão competindo diretamente com você?

Veja também se, ao longo de várias pesquisas, você cai sempre em um mesmo site. Se isso acontecer, é um forte indício de que o mercado já está dominado e reconhece um líder no segmento.

Se houver um líder no segmento, volte à mesa e reflita: você irá oferecer algum diferencial? Por que as pessoas vão comprar da sua loja e não da loja líder? Afinal, você é um novato no mercado, e já há um player consolidado.

Pesquisando por Roupa Plus Size temos o seguinte resultado:

Pesquisa no Google por Roupa Plus Size

E pesquisando também por Vestido Plus Size, vemos os seguintes resultados:

Pesquisa no Google por Vestido Plus Size

Fiz algumas outras pesquisas e em todas tive alguns pontos em comuns: Vk Moda Plus Size e a Posthaus sempre se destacaram nas buscas.

Isso significa que estes dois concorrentes estão atuando bastante forte neste segmento!

Pontos de atenção

Avalie os sites, veja o posicionamento, produtos, e compare tudo.

É importante levar em consideração fatores como:

  • Frete grátis (a partir de algum valor? condicional?)
  • Valor do frete
  • Qualidade das fotos
  • Qualidade da descrição dos produtos
  • Prazo de entrega
  • Formas de pagamento aceitas
  • Avaliações e seguidores em redes sociais

Veja também questões negativas dos sites:

  • Lentidão
  • Falta de informações / clareza
  • Prazos de entrega elevados
  • Reclamações no Reclame Aqui

nicho-analisar-concorrencia

Como usar o Alexa para analisar a concorrência

Outra ferramenta que vale a pena olhar para ter uma ideia do desempenho da concorrência é o uso do site Alexa.

Resultado do Alexa pesquisando pelo site Posthaus
Resultado do Alexa pesquisando pelo site Vk Moda Plus Size

Os gráficos acima podem não apresentar muita informação diretamente, mas na verdade dão muitos insights sim!

O ranking indica o quanto um site está bem posicionado como um todo na internet. Dá pra imaginar que o Posthaus está tendo problemas e perdendo muito tráfego nos últimos meses!

Visitando o site podemos ver que a Posthaus não tem foco no segmento Plus Size, atendendo esse público de forma secundária. Além disso, o site da Vk, apesar de ter foco no público plus size, teve um bom aumento no ranking mas voltou a cair depois.

O mais importante a notar nos gráficos é o fato de que nenhum dos dois apresentou uma constante crescente. Isso nos leva a crer que pode haver espaço para explorar este mercado.

É importante validar este comportamento com outros sites também para entender o que tem acontecido com cada um. Um comportamento padrão em múltiplos sites pode indicar um problema, por exemplo, com o segmento.

Potencial do produto nas redes sociais

Se você já achou sua concorrência, um passo interessante pra olhar agora são as redes sociais.

Como está a saúde dos seus concorrentes nas redes sociais? Vale notar as avaliações, quantidade de seguidores, frequência de postagens, etc.

Se a sua concorrência já tem forte presença nas redes sociais, isso pode indicar que de fato há potencial para o seu produto naquela rede.

Cada rede social possui ferramentas diferentes, então a título de exemplo, vamos avaliar apenas o Facebook por enquanto.

Para isso vou usar a ferramenta de montagem de audiência do Facebook.

Há muitas variáveis para escolher, mas eu fui bastante objetivo na segmentação:

Como usar o criador de audiência do Facebook

Coloquei como filtro demográfico o Brasil todo, idade entre 22 e 40 anos, mulheres, e interesses em Plus size e roupa feminina.

Há diversas informações que o Facebook provê para este público, dentre elas, as páginas que normalmente curtem. O mais importante a notar nesta audiência é que há 20 a 25 mil pessoas ativas neste segmento por mês.

Conclusão

A linha máxima do e-commerce é fazer uma boa medição do potencial do que você quer oferecer.

No post exploramos várias alternativas que tem por objetivo traçar e medir o potencial do seu produto no e-commerce.

Dominar o mercado eletrônico vai exigir que você ataque diversas frentes de uma vez, incluindo redes sociais, mecanismos de busca, posts orgânicos e muito mais.

Faça as contas, analise o mercado e entenda se é possível o seu negócio ir em frente. Aqui não estamos levando em consideração pontos relevantes como precificação, custos do e-commerce, ticket médio esperado, etc. Tudo isso é importante para avaliar se um negócio pode ir pra frente.

Há alternativas a estas formas que serão explicadas nos próximos posts, então fique ligado!

O que você achou do post? As informações te ajudaram? Ficou com alguma dúvida sobre como encontrar o nicho de produto certo para o seu e-commerce? Comenta e compartilha =)

Sobre o ERP Eccosys

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1 Comentário
  1. Muito obrigado pela dica, segue meu site onde quero aplicar tecnicas de SEO: https://loopagencia.com.br

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