7 funcionalidades de um bom ERP para e-commerce

Tempo de leitura: 3 minutos

O ERP é um sistema de gestão utilizado por empresas para centralizar dados e processos relevantes para sua operação. Além de conferir maior precisão aos dados, estes sistemas facilitam o controle do negócio, permitindo ao gestor tomar decisões assertivas e eficazes.

No e-commerce, um bom software ERP é considerado a espinha dorsal de todas as operações. A diversidade de informações e a frequência com que são atualizadas tornam praticamente impossível fazer tudo manualmente. Com um sistema ERP, esses processos são automatizados e mais fáceis de gerenciar. A seguir, confira as 7 funcionalidades que um ERP para e-commerce deve ter para otimizar sua rotina!

ERP para E-commerce: Geração de notas fiscais

O sucesso de um e-commerce está diretamente ligado à eficiência nos processos e ao controle das informações. Mas à medida que a loja cresce, a geração de notas fiscais tende a se tornar mais demorada, burocrática.

Um bom ERP para e-commerce facilita e agiliza a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-es). Basta cadastrar a tabela dos impostos uma única vez para que as taxas de cada produto sejam calculadas automaticamente. Assim, as notas serão emitidas com mais facilidade, acelerando o processamento dos pedidos na loja.

Emissão automática de boletos bancários

A integração do seu e-commerce com um bom ERP permite a emissão automática de boletos bancários. A ferramenta se comunicará diretamente com o banco, economizando tempo e simplificando a emissão de boletos.

Melhorias no controle de estoque

O controle eficiente do estoque e das compras da sua loja pode ser mais fácil com o auxílio de uma boa ferramenta. Um ERP completo ajuda a identificar os produtos com maior saída e ajustar a quantidade disponível de forma simples.

Mas atenção: para análises avançadas, certifique-se de que o ERP escolhido forneça um relatório detalhado das suas vendas.

Contas a pagar e receber controladas

Ao inserir os dados das contas a pagar e a receber no ERP, você terá uma projeção do seu fluxo de caixa. Esta visão está presente nas melhores soluções do mercado, e é essencial para manter a saúde dos negócios.

Processos administrativos mais ágeis

No processo tradicional, o preenchimento de planilhas e relatórios físicos costuma tomar bastante tempo da equipe. Felizmente, o software ERP automatiza grande parte dessas tarefas, diminuindo o desperdício de tempo e de recursos.

Custo é acessível para todos os tipos de empresas

Se antigamente o software ERP era privilégio das grandes corporações, atualmente ele está disponível também para micro, pequenas e médias empresas. Portanto, não deixe de pesquisar as soluções disponíveis para escolher o ERP mais adequado para o seu negócio!

Integração total com a loja virtual e marketplaces

O ecossistema do e-commerce é composto por diversos serviços e ferramentas. Para garantir uma operação eficiente, no entanto, todas as partes precisam se comunicar corretamente.

Um ERP competente é capaz de integrar os meios de controle e gestão da loja virtual. Isto significa receber e enviar informações em tempo hábil, mantendo a loja atualizada e o cliente bem-informado.

 

E então, concorda com a nossa lista de funcionalidades essenciais para um bom ERP para e-commerce? Tem algo a remover ou acrescentar? Conte para a gente nos comentários!

E se você gostou deste artigo, clique aqui para conhecer as melhores estratégias para a gestão do seu e-commerce.

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Descubra mais no site: www.eccosys.com.br.

Omar Ajoue

Investidor e consultor da Eccosys

2 Comments on “7 funcionalidades de um bom ERP para e-commerce”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *