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4 ferramentas para uma boa gestão de redes sociais

4 melhores ferramentas para gestão de redes sociais
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você vende pela internet, é provável que entenda o papel das redes sociais no mundo de hoje. Cada vez mais, é preciso estar onde o cliente está, oferecendo ampla comunicação e facilidade no contato. Ao mesmo tempo, é importante saber o que as pessoas pensam e falam da sua empresa, a fim de entender suas expectativas e encontrar formas de superá-las.

A gestão de redes sociais é um fator-chave para o sucesso do e-commerce. Só que um dos maiores erros de quem está começando é utilizar estas plataformas apenas para vender.

De fato, as redes sociais possibilitam esse tipo de resultado. Ainda assim, você deve trabalhar o relacionamento para criar uma boa impressão e conquistar a confiança do público.

Pensando nisso, reunimos algumas ferramentas que podem ajudar no controle de suas redes. Com elas, você terá mais tempo para se dedicar à gestão da marca, comunicação com o cliente e divulgação de seus produtos. Confira!

Por que investir na gestão de redes sociais?

Quando um cliente tem um experiência marcante com uma empresa, seja ela muito boa ou muito ruim, é natural que a compartilhe com os seus amigos e familiares, não é mesmo?

Mas agora imagine que a experiência negativa não fique restrita a esse grupo. A reclamação pode acontecer em uma rede com alcance muito, muito maior. Imagine também que o perfil oficial da marca seja citado, para dar ainda mais visibilidade à queixa.

Não é difícil entender por que uma empresa precisa saber o que falam dela… Com esse conhecimento, é possível tomar ações rápidas e adequadas em situações críticas, evitando que elas se tornem um problema. Por isso, as plataformas de monitoramento de redes sociais podem ser grandes aliadas da loja virtual.

Quais as melhores ferramentas para gestão de redes sociais?

Existem várias plataformas específicas e algumas com serviços complementares direcionados para as redes sociais. Separamos algumas opções mais utilizadas para auxiliar seu monitoramento.

1. Hootsuite

Essa é uma das melhores ferramentas de monitoramento social. O Hootsuite permite acompanhar as mídias Facebook, LinkedIn, Twitter, WordPress, Google +, Instagram e o antigo Foursquare. Possui uma versão gratuita que permite monitorar até três redes sociais.

A ferramenta também permite a emissão de relatórios semanais de desempenho dessas mídias, cadastro do time de marketing da empresa e criação de tarefas na própria plataforma.

2. Buffer

O Buffer vem ganhando destaque quando o assunto é gestão de redes sociais. Ele permite que o usuário agende posts nas redes sociais, monitore as interações e menções à empresa, além de conseguir apresentar ao profissional quais são os melhores horários em cada uma delas para investir em postagens mais estratégicas.

A plataforma tem uma versão gratuita que permite o monitoramento de uma rede social. A versão paga possui uma gama melhor de serviços e permite acompanhar mais de uma conta por vez.

3. TweetDeck

O TweetDeck é uma excelente opção para quem usa o Twitter para falar com o seu público. A plataforma é gratuita e auxilia na programação de tweets, controle de interações e hashtags. Ela também acompanha de perto os perfis-chave.

Sua estrutura é dividida em colunas que podem ser usadas para acompanhar todas essas informações de uma forma mais visual e organizada.

4. SocialBakers

Um dos maiores benefícios do SocialBakers é o uso de recursos que permitem, de forma prática e rápida, encontrar as citações que pessoas fazem a respeito da sua marca nas mais diversas plataformas.

Ela permite interação com as pessoas que estão tendo problemas e quem está avaliando bem a sua empresa. Além disso, mantém o acompanhamento da conversa. A plataforma permite monitorar o Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e Google+.

Independente de qual ferramenta você vai utilizar, não deixe de manter uma rotina de gestão de redes sociais. Dessa forma, você pode encontrar oportunidades de venda e agir rapidamente na contenção de danos.

E então, gostou do conteúdo? Tem alguma experiência interessante com a gestão de redes sociais no seu e-commerce? Conte pra gente nos comentários!

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