FAQ Eccosys:
Perguntas frequentes sobre o ERP Eccosys

1) O que é um ERP?

A sigla ERP vem do termo em inglês Enterprise Resource Management. Trocando em miúdos, é o sistema de gestão dos recursos da empresa. No nosso caso, cuidamos do inventário, finanças e operação das empresas de e-commerce. Outro nome utilizado é de backoffice ou, em português, sistema de gestão.

2) Quais áreas o Eccosys cobre?

Atuamos em todas as áreas do e-commerce, com foco em integrações de primeira linha com as lojas virtuais para minimizar a fricção de comunicação, procurando um modelo transparente de trabalho. Nosso objetivo é ser a peça principal que orquestra o funcionamento dos e-commerces, seja com estoque próprio ou terceirizado, faturamento via Eccosys ou via outro software, com ou sem WMS, você escolhe a forma de trabalhar e a gente cria a ferramenta que viabiliza.


3) O Eccosys atua também para vendas presenciais?

Por determinação legal, todas as vendas de entrega remota devem utilizar o documento Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Para vendas presenciais de baixo valor, costuma-se usar o conhecido cupom fisca ou até mesmo a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Além disso, para prestação de serviço há também a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). O Eccosys emite apenas a NF-e, não sendo o mais recomendado para vendas presenciais ou prestação de serviço, entretanto, para comercialização de produtos de alto valor (móveis, por exemplo), é recomendado o uso da NF-e. Em situações assim, o Eccosys consegue atuar como sistema para a loja física e virtual, mas na maioria dos casos, não, por não ser um Ponto de Venda de fato.

4) Quais as plataformas atualmente integradas ao ERP?

Hoje em dia estamos integrados às plataformas VTEX, Rakuten e EZCommerce, e aos projetos de software livre Magento e Prestashop.


5) Minha plataforma não está na lista de integrações. Consigo usar o Eccosys?

Claro que sim! Embora não tenhamos a integração nativa, você pode utilizar nossa API para montar o seu projeto.

6) Como funciona o cadastro de produtos no Eccosys?

Como somos focados em e-commerces, nosso cadastro é bem completo para o segmento, incluindo informações como URL da página, título da página, descrições em HTML e muito mais informações. Além disso, trabalhamos com uma estrutura de informações que é extensível, permitindo que você crie atributos novos que componham a grade dos seus produtos, como cores e tamanhos. Cada uma destas combinações será um SKU dentro do Eccosys. O cadastro pode ser feito na interface do ERP, via planilha ou importado da sua loja virtual. Sim, você leu certo! A gente puxa todo o seu cadastro já existente, assim você não precisa se preocupar!


7) Tenho treinamento?

Sim! Temos uma proposta diferenciada, e queremos garantir o seu sucesso! Vamos estar contigo desde a contratação até o processamento dos seus pedidos, dando suporte na configuração do ERP e treinamento para o uso. Você sempre poderá contar conosco via tickets ou telefone, e os treinamentos são dados via conferência direta dos nossos ninjas com o seu time!

8) Posso customizar algo no Eccosys?

Uau, não está satisfeito? Hehehe entendemos que podem haver demandas diferentes. Nós já temos bastante flexibilidade no ERP, então acho que vamos conseguir te atender legal, mas se tiver alguma condição, explique para nossos consultores e vamos procurar a melhor solução para o seu cenário!


9) Quanto tempo demora para ter o ERP funcionando?

30 dias. Até menos se você quiser. Em 2 dias o nosso time te entrega o seu login e senha do Eccosys já previamente configurado. Se sua plataforma permitir a extração do catálogo, já faremos isso por você! Aí te passamoos um passo a passo do que precisa ser configurado para começar sua operação. Estimamos esse prazo em 30 dias pois é o prazo médio que nossos clientes precisam para configurar tudo que precisa no ERP.

10) Consigo experimentar o sistema antes de contratar?

Como dito anteriormente, a gente faz uma pré-configuração do seu ambiente para ele funcionar melhor, então não conseguimos prover um período de avaliação. Mas não se sinta desamparado! Temos uma conta teste que você pode mexer e nossos consultores estão dispostos pra lhe fazer uma demonstração das capacidades do ERP! Fale com a gente =)


11) A integração é realmente boa?

Nos esforçamos para ter a melhor integração do mercado! Estamos constantemente procurando novos recursos e soluções das plataformas para agregar ao nosso produto. Temos por objetivo que toda a comunicação de base seja automática, ou seja, pedidos, estoque e status devem funcionar sem nenhuma alteração manual. A sincronização de informações do catálogo também pode ser automatizada, se assim você desejar!

12) Preciso instalar algo para usar o sistema?

Só uma internet funcionando hehehe! Estamos 100% na nuvem, ou seja, absolutamente nada instalado localmente. Pode trabalhar no linux, windows, mac ou android! Tudo que você precisa para usar o Eccosys é internet e um navegador.


13) Tenho custos de servidor?

Não, não há nenhuma cobrança além da mensalidade para você!

14) E se o Eccosys cair?

Nos esforçamos para garantir um SLA de 99,9%, e temos contingência do Eccosys em 3 locais distintos do planeta, além de planos de contingência e redundância =)


15) Onde fica hospedado o Eccosys?

Utilizamos os serviços da Amazon Web Services na região de São Paulo, ou seja, o máximo de desempenho e eficiência para o seu sistema!

16) E onde eu acho a documentação da API?

Tá na mão: http://demo.eccosys.com.br/alfa/apidoc/v1/doc/!

FALE COM UM CONSULTOR